Descubra os filmes como importantes aliados na hora de praticar o novo idioma

Aprender inglês não precisa ser um bicho de sete cabeças. Principalmente se a gente colocar o novo idioma em nosso cotidiano - e não limitar os momentos de aprendizado apenas à sala de aula. 

Escolher uma atividade que a gente gosta e fazer o possível para transformá-la em oportunidade de conhecimento pode ser a chave para conquistar a fluência de maneira muito mais rápida. 

E tem maneira mais divertida de fazer isso do que assistindo filmes e séries

A sétima arte pode ser um importante aliado para o seu inglês. Quer saber como? Continue a leitura e descubra que pode ser simples assim! 

 

Por que usar os filmes como ferramenta de aprendizado?

Você já deve ter reparado que, nas escolas de idiomas tradicionais, que não adotam uma metodologia moderna e prática, os conteúdos passados em sala de aula são bem diferentes do que vemos na vida real, não é?

Isso não significa que você precisa dispensar os estudos e ignorar sua importância. Afinal, é preciso ter um conhecimento sólido de gramática e outras competências para que a gente possa se comunicar em uma nova língua com facilidade. 

Mas o contato com o inglês da vida real é um passo importantíssimo para conquistarmos a fluência: é essencial entender como os nativos conversam entre si, quais são as gírias mais utilizadas, qual é o ritmo da fala, quais são os sotaques, entre outros aspectos. 

E não é difícil perceber que os filmes e séries podem oferecer tudo isso. Os conteúdos cinematográficos apresentam diálogos reais, apresentando o contexto cultural e político dos países em que são produzidos. 

Além de estimular o nosso cérebro a acompanhar o ritmo mais acelerado da fala dos personagens, o cinema nos introduz novos vocabulários e nos ensina, na prática, como aplicar as estruturas gramaticais que aprendemos em sala de aula, além de indicar a pronúncia correta das palavras. 

Viu só? Uma coisa complementa a outra! 

Para saber como usar a sétima arte a favor do seu aprendizado, continue a leitura!

 

Como estudar inglês vendo filmes?

Já está convencido de que o cinema pode ser uma excelente forma de aprendizado em inglês, mas não sabe como começar? 

Calma! Como dissemos, esse processo pode ser mais simples do que você imagina! 

Confira um passo a passo para iniciar sua jornada rumo à fluência, com a sétima arte como companheira de viagem:

 

Escolha um filme compatível com seu nível de inglês

Se você ainda está iniciando seu contato com o novo idioma, não vai conseguir aprender muita coisa se escolher um filme com diálogos longos e complexos - e vai acabar se sentindo ainda mais intimidado e inseguro. 

Então, o primeiro passo é selecionar filmes e séries mais leves. As animações são uma ótima forma de começar, já que geralmente são desenvolvidas para o público infantil, com uma linguagem muito mais simples de se entender. 

Aos poucos, quando já estiver familiarizado com o idioma, pode passar para filmes mais voltados para os adultos. 

 

Esqueça os filmes dublados!

Essa dica pode parecer óbvia, mas não é todo mundo que a coloca em prática. 

Se você tem o costume de assistir filmes e séries na versão dublada, está na hora de mudar, se quiser praticar o seu inglês. 

Colocando o áudio no idioma original e legenda em português, aos poucos você irá associar a tradução de algumas palavras, além de aprender a pronúncia e a entonação de vários outros termos. 

 

Coloque as legendas em inglês

Depois que se acostumar a colocar o áudio original dos filmes e séries que assiste, você certamente já estará com maiores conhecimentos e estará pronto para um próximo passo: colocar as legendas em inglês. 

Assim, você vai poder ler e escutar ao mesmo tempo, reconhecendo algumas palavras e expressões idiomáticas. 

Nesse momento, é importante que você não pare o filme para buscar a tradução das palavras que desconhece. Anote-as para buscar ao final do filme e procure entender seu significado pelo contexto da frase e da história. Essa é uma excelente forma de treinar seu conhecimento e aprender inglês na prática!

 

Tire todas as legendas

Nesse momento, pode parecer impossível conseguir assistir um filme ou série somente com o áudio original, sem nenhuma legenda para auxiliar. 

Mas calma, você tem potencial para chegar lá! É preciso muito treino para isso, mas é perfeitamente possível!

Depois que você conseguir assistir alguns filmes com legenda sem maiores dificuldades e sem precisar parar para consultar os termos desconhecidos, você já estará pronto para um próximo passo. 

Aqui, você poderá ouvir os diálogos e acostumar seu ouvido às conversas na língua inglesa, prestando atenção aos diálogos e às entonações utilizadas em cada situação. 

Viu como pode ser fácil usar o cinema como instrumento de conhecimento? O importante é começar e não ter medo de aprender! 

 

Então, prepare sua pipoca, escolha seu filme preferido e bora começar!

Na EFI, acreditamos que aprender um novo idioma pode ser simples assim! 

 

EFI - Simple Like That!

Fale com um consultor

Chamar no
Whatsapp