Por que falar inglês?


6 motivos que convencerão você a aprender esse idioma de uma vez por todas

Mais de 450 milhões de pessoas ao redor do mundo falam o inglês como língua principal e cerca de 750 milhões utilizam o idioma como segunda língua. Esse fenômeno se deve ao que chamamos de imperialismo cultural, que teve início com a colonização por parte do império britânico de países na Oceania, África, América e Ásia a partir do século XVI e que se perpetuou devido a exportação de produtos culturais norte-americanos no período pós-Segunda Guerra Mundial.

Tais eventos foram fundamentais para a configuração de um novo formato de sociedade: a globalizada. O fato de vivermos em um mundo globalizado nos coloca diante de novas possibilidades de comunicação, trabalho, entretenimento e conhecimento. E dominar o inglês é a chave para cada uma dessas possibilidades. Veja a seguir 6 bons motivos para iniciar seus estudos agora mesmo:


1. Maior acesso a informações

Você sabia que se procurar por determinados assuntos no Google em inglês a quantidade de resultados que aparece é muito maior que se você procurar pelo mesmo tópico em português? Isso acontece pois a biblioteca virtual, quando acessada em inglês, é muito mais ampla.

Pense na quantidade de informações que você pode acessar e, sobretudo, compreender, se dominar a língua na qual foram escritas. E não é só na internet que isso acontece. A maioria dos livros e artigos originais de qualquer ramo científico são editados em inglês.

O motivo é que a língua se tornou a principal, indo além do comércio internacional e abrangendo também o mundo da tecnologia, ciência, entretenimento, aeroportos, diplomacia, competições internacionais e  propaganda.


2. Vantagem no mercado de trabalho

De acordo com levantamento feito pela British Council, apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês - e, destes, apenas 1% apresenta algum grau de fluência. (Fonte: terra.com.br)

Não é à toa que o profissional fluente no idioma tem grande vantagem em relação a seus concorrentes que não possuem a mesma habilidade. Para garantir seu lugar no mercado globalizado, as empresas estão filtrando cada vez mais os candidatos com maior conhecimento da língua e selecionando aqueles que serão capazes de participar de reuniões de negócios com parceiros do exterior e expandir os contatos profissionais, representando a empresa em qualquer lugar do mundo.

É seguro dizer que o inglês já não é mais recomendado para aquelas pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho ou alcançar um cargo melhor, mas sim obrigatório. Além de tudo, uma pesquisa do site de empregos Catho revelou que a diferença salarial entre um profissional com e sem domínio do inglês pode chegar a 70%. Existe incentivo melhor que esse?


3. Mais opções de viagens

Tendo em vista que o inglês é o idioma mais adotado no mundo como segunda língua, você pode comprar passagens para qualquer país com a certeza de que, ao chegar lá, alguém vai te entender se você se comunicar através desse idioma (principalmente os profissionais que lidam com turismo, como guias e recepcionistas de hotéis).

Sem falar que suas viagens se tornarão muito mais proveitosas, já que você se sentirá seguro para se comunicar com outras pessoas caso precise de qualquer coisa. O medo de explorar novos lugares e fazer amizades durante as viagens desaparece à medida que seu inglês progride!


4. A língua pop

Nós brasileiros temos contato diário com produtos culturais originários de países de língua inglesa, principalmente os Estados Unidos e a Inglaterra, como filmes, livros, músicas, comerciais, videoclipes e séries de TV. E, convenhamos, as legendas e dublagens desses produtos nem sempre são satisfatórias, até mesmo porque muitas piadas e expressões em inglês não são traduzidas para o português.

Só os alunos de inglês conhecem a emoção de ouvir uma música ou assistir a um filme sem legenda e compreender o que está sendo dito! Inclusive, esses produtos são ótimas ferramentas de estudo. Sinta-se livre para utilizá-las.


5. Imersão em novas culturas

Quando você fala inglês, pode se comunicar com quase todo o mundo. O mundo se torna bem maior para aqueles que dominam um segundo idioma, já que essas pessoas são capazes de quebrar as barreiras da comunicação.

E graças a tecnologia da informação e comunicação, é possível ter contato com pessoas de qualquer lugar do mundo, sem sair de casa. Inclusive, 40% dos internautas se comunicam em inglês em seus computadores, tablets e smartfones. Isso significa que dominar o idioma pode te levar a conhecer pessoas com costumes diferentes do seu e a conhecer diferentes realidades e pontos de vista. E não há nada mais enriquecedor que um intercâmbio de ideias.


6. Estudar no exterior

Se você tem o sonho de morar fora para estudar, o primeiro passo para tirar seus planos do papel é aprender inglês. Mesmo que você tenha vontade de estudar em um país onde o inglês não é a língua oficial, saber esse idioma vai te ajudar e muito. Lembre-se de que há muito mais pessoas lá fora que falam inglês do que pessoas que falam português.

Ir em um intercâmbio dominando o inglês tornará essa experiência muito mais intensa, pois a língua não será uma preocupação para você. Se estudar conteúdos de faculdade e de cursos profissionalizantes já é difícil em nosso idioma materno, imagine em um idioma que você não conhece?

E aquela história de que a melhor forma de aprender um idioma é se jogando de uma vez no país estrangeiro para aprender na marra não é bem verdade. Nada se compara a sensação de sair do Brasil com a consciência tranquila, sabendo que você se garante no inglês e que não vai passar perrengue algum para se comunicar. Por isso, procure o curso que mais combina com você e pratique seu inglês diariamente.


Finalmente, se você ainda se sente desencorajado a aprender inglês, saiba que é um idioma extremamente fácil se comparado ao português. É claro que é comum que novos falantes encontrem dificuldade com a pronúncia e o vocabulário, mas isso é apenas questão de prática. A estruturação gramatical da língua inglesa é bem mais simples, e é isso que faz com que ele seja mais fácil de aprender que o português.

Viu como aprender inglês só te traz benefícios? Saia da caixinha e comece o quanto antes. E nós podemos te ajudar com o primeiro passo...

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.