A1, B2? Entenda seu nível de fluência!


Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

Ser fluente em uma língua não significa apenas ter conhecimento de vocabulário, mas, também, saber comunicar-se com eficiência. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) estabelece 6 níveis de proficiência e é utilizado no mundo todo para descrever habilidades linguísticas, sendo elas:

  • A1: iniciante
     No nível A1, você é capaz de compreender e utilizar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados simples. Além disso, pode apresentar a si e a outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais.


  • A2: básico
    No nível A2, você é capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas a áreas de prioridade imediata, por exemplo: informações pessoais e familiares, compras, meio circundante, etc. Além disso, você consegue trocar informações simples e diretas sobre assuntos que lhe são habituais.


  • B1: intermediário
    No nível B1, você já consegue lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua alvo. Com isso é capaz de abordar temas como: trabalho, escola, momentos de lazer, além de descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições.


  • B2: usuário independente
    No nível B2, você é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas referentes a sua área de especialidade. Você também consegue comunicar-se com certo grau de espontaneidade com falantes nativos, sem que haja tensão entre ambas as partes.


  • C1: proficiência operativa
    No nível C1, você pode compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo seus significados implícitos. Também é capaz de desenvolver discussões de forma fluente, com as palavras surgindo de forma espontânea em sua mente. Além disso pode discutir temas complexos de forma clara e bem estruturada, manifestando domínio e organização, além de boa articulação e coesão.


  • C2: domínio pleno
    No nível C2, você é capaz de compreender, sem esforço, tudo o que ouve e lê. Você também consegue resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de modo coerente. Além disso, pode se comunicar espontaneamente e fluentemente com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado e situações complexas.

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.