Como falar inglês na entrevista de emprego


7 dicas que vão te ajudar a conseguir a vaga dos sonhos

Você estudou e trabalhou duro para conseguir a tão esperada oportunidade de emprego no exterior ou em uma multinacional. Finalmente, a entrevista é marcada e você precisa se preparar para ter um bom desempenho. E agora? Como controlar o nervosismo e garantir uma boa entrevista? Confira 7 dicas que vão te ajudar nessa tarefa:


1. Estude as questões recorrentes e as respostas típicas

Entrevistas de emprego em inglês não são tão diferentes daquelas feitas em português. Sabendo disso, fica mais fácil imaginar quais perguntas você terá que responder. É claro que, dependendo da sua área de atuação, pode ser que sejam feitas algumas perguntas mais específicas e direcionadas. Contudo, você pode se deparar com as seguintes perguntas:


- Tell me about yourself. (Me fale sobre você.)

- Why did you apply for this job? (Por que você se candidatou a esta vaga?)

- What are your weaknesses? And what are your strengths? (Quais são as suas fraquezas? E quais são seus pontos fortes?)

- Why do you think you're suited for this position? (Por que você acha que é apto para o cargo?)

- Why should we hire you? (Por que devemos te contratar?)


Vale praticar quais respostas você vai dar na entrevista, mas evite respostas decoradas! É importante que você se mostre espontâneo e despojado frente ao entrevistador.


2. Simule uma entrevista

Chame um colega falante de inglês e peça para ele repetir as perguntas que mostramos acima. Tente respondê-las, uma de cada vez, como se estivesse na entrevista de verdade. Preste atenção ao tom da sua fala, à sua pronúncia e dicção. Uma boa dica é gravar com o celular toda a simulação para que, depois, você consiga ouvir suas respostas e analisar o que precisa ser melhorado.


3. Fale devagar

Você precisa ser objetivo nas respostas, mas isso não significa que tenha que responder rápido. Falar “rápido” não significa que você é mais fluente. Pense antes de responder e fale com calma, certificando-se de que você consiga passar todas as informações que deseja. E se não entender alguma coisa que o entrevistador disse, peça para que ele repita!


4. Trabalhe o vocabulário específico da sua área

Como dissemos no início do post, é provável que o entrevistador faça algumas perguntas mais específicas da sua área de atuação. Por isso, é recomendado ler, em inglês, livros de negócios e sites especializados em notícias do seu campo de trabalho. Também é válido conversar com profissionais da mesma área que a sua que trabalham no exterior.


5. Mantenha a calma

O nervosismo pode ser um grande inimigo na hora de realizar uma boa entrevista. De nada adianta estar com as respostas na ponta da língua se a ansiedade não te deixar pronunciá-las. Se você se preparar para o desafio, não tem porque ficar nervoso. Lembre-se que você percorreu um longo caminho até conseguir essa oportunidade e que, sim, você sabe falar inglês! Só o que precisa é manter o foco e aproveitar seu momento.


6. Estude a empresa antes de fazer a entrevista

Um fator que pode te colocar a frente dos outros candidatos à vaga de emprego é o conhecimento que você tem sobre a empresa que deseja trabalhar. Por isso, durante a fase de preparação para a entrevista, visite o site da empresa e procure conhecer seu modelo de negócio, seus valores e sua missão.


7. Mantenha-se fiel ao seu nível de inglês

Não adianta você decorar um monte de palavras difíceis para usar na entrevista só para impressionar o entrevistador. Suponha que seu chefe te contrate achando que você possui um nível mais avançado de inglês, quando você estiver trabalhando e ele perceber que, na realidade, você é apenas um falante intermediário, isso pode comprometer seu emprego. Por isso, seja honesto e objetivo. Procure explorar ao máximo o vocabulário que você já conhece e domina.

Se você deseja aprimorar seu vocabulário profissional e avançar de nível no inglês, a melhor dica é: faça um curso direcionado a área de negócios! O módulo Business da EFI é ideal para te ajudar com esse upgrade.


Gostou das dicas? Compartilhe o conteúdo com aquele colega que precisa se preparar para uma entrevista em inglês e deixe nos comentários uma dica pessoal que te ajudou a conseguir a vaga dos sonhos!

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.