Verbos irregulares no simple past: guia definitivo


Confira 5 métodos para ajudar com a memorização de verbos irregulares

A conjugação de verbos irregulares é um dos tópicos que mais costuma causar confusão entre os estudantes de inglês. Isso acontece, pois, esses verbos não seguem a regra geral de formação do passado simples, isto é, não adicionamos o sufixo -ed a verbos irregulares.

Por mais que os verbos irregulares constituam uma pequena minoria do total de verbos existentes na língua inglesa, nós os usamos frequentemente no dia a dia. Por isso, é importante que saibamos alguns truques para decorá-los com mais rapidez. Confira 5 desses métodos a seguir:

1. Faça uma tabela

Ainda que existam várias tabelas prontas na internet com a conjugação de verbos irregulares, nada melhor que construir sua própria lista para ajudar na memorização.

Para elaborar a tabela, faça três colunas. Na primeira, escreva o verbo na forma base e sua tradução em português. Na segunda, coloque o verbo no simple past e, na terceira, coloque o particípio do verbo.

Exemplo:

Begin (começar) – began – begun

Speak (falar) – spoke – spoken  

Win (vencer) – won – won


2. Concentre-se nos verbos mais usados

Não precisa se forçar a decorar a conjugação de, absolutamente, todos os verbos irregulares do inglês. Foque em aprender os verbos mais utilizados por você no dia a dia.

Uma dica importante é tentar encontrar, em inglês, os verbos que fazem parte da sua rotina no trabalho, na escola e das conversas com sua roda de amigos. São esses os verbos que devem aparecer em primeiro lugar na sua tabela e que merecem atenção especial.


3. Agrupe os verbos com irregularidade parecida

À medida que você for conhecendo mais verbos irregulares, vai perceber que alguns verbos são conjugados de forma semelhante a outros. Identificar essas semelhanças e agrupar os verbos que compartilham o mesmo padrão de conjugação é uma ótima forma de memorizar verbos irregulares.

A EFI adota esse método ao trabalhar o conteúdo de verbos irregulares no módulo A2. As aulas são divididas de acordo com a irregularidade de cada grupo de verbos. Está esperando o que? Faça já o teste de nivelamento e deixe que facilitemos sua aprendizagem!


4. Crie (muitos) exemplos

Após elaborar a tabela e separar os verbos em grupos, construa exemplos de frases com o passado simples ou particípio de verbos irregulares. Podem ser exemplos inventados por você ou frases que você escutou ou leu em algum lugar.

É importante que você não escreva as traduções das frases, mas tente entender o significado delas pelo contexto. Isso é uma ótima ferramenta no processo de memorização.


5. Faça relações

Outra tática poderosa que ajuda com a memorização é relacionar os verbos com alguma lembrança que você tem na mente. Pense em momentos que já viveu, músicas que já escutou, filmes que já viu... Quanto mais pessoal a relação entre o verbo e a memória for, mais fácil será para você decorar aquele verbo.


No fim das contas, o segredo para dominar a conjugação de verbos irregulares é dedicação e repetição. Mas estudar com as aulas da EFI ajuda bastante também.

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.