We ♥ Soccer


Um pouco sobre o esporte mais querido do Brasil e do mundo

Futebol tem tudo a ver com a língua inglesa. Por mais que alguns estudiosos defendam que os chineses e os maias já praticavam esportes parecidos na Antiguidade, foram os ingleses quem inventaram o “futebol moderno”.


Origens

Os ingleses já brincavam de futebol há quase 500 anos quando, no século XIX, a Revolução Industrial inspirou a organização e normatização do esporte. Era a época da padronização em nome do progresso do capitalismo e, assim como todas as grandes instituições, o futebol não ficou de fora dessa. Dotado de um conjunto de regras racionais, o futebol logo foi considerado um esporte prestigiado entre as elites financeiras e intelectuais da época.

Mas, se o futebol ficou popular, foi graças aos operários das fábricas inglesas.  Enquanto brigavam por seus direitos formando os primeiros sindicatos, eles aproveitaram para adquirir o sagrado direito de jogar bola. Times formados pelos empregados de empresas, com financiamento e treinamento bancado pelos patrões, começaram a ser criados. O Arsenal, de uma fábrica de armamentos (fundado em 1886), e o Manchester United, composto por ferroviários, em 1878, são exemplos.

Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. Alguns anos mais tarde, em 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Se o século XIX é considerado o século do imperialismo inglês pelo mundo, assim como a expansão do comércio inglês, com o futebol não foi diferente.

Quanto às organizações e campeonatos que conhecemos e acompanhamos hoje, apenas no ano de 1904 é que foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol), que organiza atualmente o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções (Copa do Mundo) de quatro em quatro anos. Ela também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.


Diferença entre Soccer e Football

Em todo o mundo, a palavra mais comumente utilizada para se referir ao futebol é “football”, exceto nos Estados Unidos. Os norte-americanos utilizam o termo “soccer” para se referirem ao futebol da Copa do Mundo, enquanto o termo “football” é usado para se referirem ao “futebol americano” (aquele jogado com as mãos que utiliza uma bola oval).

Entretanto, outros países utilizam o termo soccer para diferenciar do tipo de football local: Canada, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul são exemplos. Só recentemente alguns desses países passaram a usar a palavra football no nome de suas associações para se alinharem à FIFA. Na Austrália, por exemplo, o nome mudou de Soccer Australia para Football Federation Australia em 2006. No entanto, a seleção australiana ainda é carinhosamente chamada de socceroos.


Vocabulário do futebol em inglês

Já experimentou assistir uma partida de futebol em inglês para praticar seu ouvido? Nós trazemos as expressões mais utilizadas no esporte para te ajudar nessa tarefa!

- Escanteio: Corner kick

- Árbitro: Referee

- Técnico: Coach 

- Atacante: Striker

- Zagueiro: Defender

- Lateral: Winger

- Goleiro: Goalkeeper

- Meio campo: Midfielder

- Impedimento: Offside

- Lateral (cobrança): Throw-in

- Pênalti: Penalty kick

- Torcedor: Supporter/fan

- Bandeirinha: Linesman

- Vencer: To win

- Perder: To lose

- Marcar o gol: To score

- Gol: Goal


Assistir jogos é uma ótima maneira de praticar o inglês, no matter what team you cheer for!  E a EFI te dá o suporte necessário para começar a aprender. Não perca tempo, teste seu conhecimento e descubra qual o melhor nível para você começar ainda hoje!

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.