Dia da Europa


Conheça a data que celebra a paz e a unidade do continente europeu

O mês de maio é marcado por atividades em diversas instituições da União Europeia, que abrem suas portas com o intuito de mostrar às pessoas como suas vidas são afetadas por essas organizações.

Tais eventos se devem às comemorações do Dia da Europa, celebrado em 09 de maio. A data assinala a histórica Declaração Schuman, proferida pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, no dia 09 de maio de 1950.


Contexto histórico

A declaração propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) com vista a instituir um mercado comum do carvão e do aço entre os países fundadores. Essa fusão dos interesses econômicos visava evitar que eventos como a Segunda Guerra Mundial se repetissem, já que em 1950, cinco anos depois do fim do conflito, as nações europeias continuavam dilaceradas. A produção comum de carvão e de aço tornaria uma guerra entre a França e Alemanha, países historicamente rivais, “não só impensável, mas materialmente impossível” (Declaração Schuman).

Por esse dia ser considerado o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".


Símbolo europeu

Inicialmente dirigido em particular à comunidade escolar, o Dia da Europa é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.

Considerados de grande importância para a identidade europeia, os principais símbolos europeus são: a bandeira, o hino, o lema, a moeda e o Dia da Europa.


Celebrações no Brasil

Algumas cidades brasileiras também promovem eventos que celebram a data. No Rio de Janeiro, há uma extensa programação cultural que convida 30 expositores com uma agenda que contempla apresentações de jazz, dança flamenca, oficinas de idioma, quiz cultural e degustação de comidas e bebidas típicas.

A comemoração faz parte da Semana da Europa (SEU) e a ideia é promover a união e relações culturais entre países europeus e os pontos em comum com o Brasil.


Curiosidades sobre o inglês britânico

Em comemoração ao dia da Europa, nós separamos para você uma lista com as principais palavras que se diferem nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. É isso mesmo, não é apenas o sotaque que diferencia o inglês norte-americano do inglês britânico. Algumas palavras que são utilizadas em um local podem não ser utilizadas em outro, já que a língua sofre variações conforme a cultura. Que tal celebrar o dia de hoje falando apenas o inglês britânico?

Batatas fritas: french fries (EUA) – chips (UK)

Metrô: subway (EUA) – underground (UK)

Apartamento: apartment (EUA) – flat (UK)

Elevador: elevator (EUA) – lift (UK)

Bar: bar (EUA) – pub (UK)

Biscoito: cookie (EUA) – biscuit (UK)

Farmácia: drugstore (EUA) – chemist’s (UK)

Borracha: eraser (EUA) – rubber (UK)

Lixo: garbage (EUA) – rubbish (UK)

Cinema: movie theater (EUA) – cinema (UK)

Férias: vacation (EUA) – holiday (UK)


Saber as diferenças entre os dois tipos de inglês é essencial antes de se fazer uma viagem para que você não cometa deslizes ou passe por situações constrangedoras. A EFI traz aulas que abordam tanto o vocabulário falado nos Estados Unidos quanto o vocabulário britânico. Não perca tempo, venha ser fluente com a EFI!

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.