Easter Egg Hunt: a tradição de caçar ovos de Páscoa


Saiba como a Páscoa é comemorada nos principais países de língua inglesa

Na tradição católica, o domingo de Páscoa representa o dia da ressurreição de Jesus Cristo. Depois de 40 dias de Quaresma, os católicos celebram esse dia com deliciosas refeições regadas a bacalhau, peixes e comidas de coco, já que muitas pessoas adotam o jejum de carne vermelha nesse período. Além disso, as comunidades cristãs realizam procissões, missas e peças de teatro para homenagear a data, uma das mais importantes do calendário litúrgico.

Já a presença do ovo e coelho da Páscoa tem origem no período anterior ao Cristianismo. Como os coelhos são animais que se reproduzem com frequência, a imagem de um coelho trazendo ovos era vista pelas civilizações antigas como um sinal de bonança. Essa tradição atravessou uma série de culturas ao longo do tempo.

É por isso que hoje, já no início do mês de abril, é comum os brasileiros se depararem com grandes ovos e coelhos de chocolate nos supermercados. Mas será que o mesmo acontece no resto das nações de tradição cristã? Veja a seguir como os países de língua inglesa celebram essa data:


Estados Unidos

Nada de ovos de chocolate. O  máximo que você poderá encontrar nos mercados são cartões, cestas coloridas e coelhos de pelúcia. A principal atração que reúne famílias para celebrar a Páscoa é a Easter Egg Hunt, a caça aos ovos de Páscoa. 

Os Easter Eggs são ovos de galinha mesmo, que os adultos cozinham, decoram e escondem pela casa, pelo bairro ou em outros locais públicos para que as crianças os encontrem e os coloquem em cestinhas coloridas. É comum também encontrar ovinhos de plástico nos supermercados, nos quais os adultos colocam brindes dentro para as crianças.

Entre os norte-americanos, também existe a tradição de realizar desfiles e missas para celebrar o verdadeiro significado da data. Além disso, a Casa Branca promove a famosa Egg Rolling Race (corrida de rolamento de ovos). A corrida é apresentada pelo presidente e a primeira-dama dos Estados Unidos, e as crianças devem empurrar um ovo pela grama com uma colher de cabo longo. Já imaginou que barato?


Inglaterra

O feriado dos ingleses é mais longo que o nosso. Além da Good Friday (Sexta-Feira Santa) e do Easter Sunday (Domingo de Páscoa), os ingleses têm a Easter Monday, que seria a segunda-feira de Páscoa. Esse feriado prolongado é conhecido como Pascoela.

E diferente da tradição católica no Brasil, na Inglaterra a carne vermelha é liberada durante todo o período. Outro alimento muito comum na Páscoa inglesa é o Hot Cross Bun, uma espécie de pãozinho doce feito com passas.

No dia da Pascoela, os ingleses também realizam as Easter Egg Hunts. Muitas delas são realizadas pelas prefeituras e acontecem em jardins de propriedades públicas.


Austrália

Nada de coelho da Páscoa. O animal símbolo dessa data na Austrália é o Bilby, um pequeno marsupial nativo do país. Os australianos adotaram o Bilby pois coelhos são vistos por eles como pragas. Isso porque, em 1890, um britânico levou alguns coelhos para a Austrália para que ele pudesse praticar a caça. No entanto, esses coelhos se reproduziram excessivamente e até hoje não foram controlados. Não é à toa que o coelho simboliza a fertilidade, né?!

Além disso, ambientalistas australianos defendem que um animal nativo assuma as funções pascais. E é aí que o Bilby entrou. O pequeno marsupial corre sérios riscos de extinção: estima-se que existam apenas 600 animais do tipo na natureza. Por isso, no domingo de Páscoa, os australianos compram os Bilbys de chocolate feitos por fundações que investem na preservação da espécie.

Nesse mesmo dia, os adultos costumam acordam as crianças cedo e levá-las até o jardim para que elas possam procurar os ovos de chocolate que o Bilby “escondeu”.


Canadá

Assim como na Inglaterra, o feriado da Páscoa no Canadá se estende até a Easter Monday, porém, cabe às províncias decidir se o comércio e as empresas param nesse dia ou não.

Também não é comum encontrar grandes ovos de chocolate nas lojas. As crianças costumam decorar seus próprios ovinhos, que os adultos escondem depois para que elas possam achá-los nas Egg Huntings.

Sem nenhuma restrição a carne vermelha, o prato mais preparado na Páscoa canadense é presunto de porco, ou ham.


E então, já escolheu qual país vai querer passar sua próxima Páscoa? Só não espere encontrar ovos de chocolate...

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.