Phrasal verbs: Friends


Aprenda o significado das expressões utilizadas pelos amigos mais queridos da TV!

Quem disse que aprender inglês envolve apenas livros e exercícios? Uma das maneiras mais eficazes de familiaizar-se com a pronúncia das palavras e com a linguagem cotidiana é assistindo filmes e séries de televisão, principalmente sem a legenda!

Muitas vezes, certas expressões e piadas perdem um pouco da graça quando são traduzidas do inglês, o que pode prejudicar o entendimento do contexto da situação e até mesmo ensinar alguma informação errada ao espectador.

E os phrasal verbs, muito utilizados por falantes nativos, são campeões em causar estranhamento aos ouvidos dos alunos. Para complicar, existem centenas de expressões desse tipo, que consistem, basicamente, de um verbo combinado com uma preposição ou uma partícula adverbial. Em um phrasal verb, o verbo perde o sentido que possui quando está isolado e a expressão toda adquire novo significado.

Nós trouxemos os phrasal verbs mais repetidos na série de TV Friends. Observe a partícula que acompanha cada verbo e tente deduzir o significado de cada expressão pelo contexto:


Hang out: essa expressão é muito utlizada não só pelos personagens da série, mas por quaquer falante nativo. Rachel usa 'hang out' no episódio The One With Phoebe's Husband:

Chandler: Well, listen, this has been great but I'm officially wiped.

Joey: Me too, we should get goin'.

Rachel: No, no, I mean, no, c'mon you guys, I mean, c'mon look it's only eleven thirty. Let's just talk, we never just hang out and talk anymore.

Monica: Rachel, that's all we do.”


Pelo contexto, percebe-se que o significado de 'hang out' é “passar um tempo com alguém”, “ficar de bobeira”.


Turn out: no mesmo episódio que citamos acima, Ross utiliza essa expressão para se referir a sua ex-mulher:

Ross: It's just, it's, it's me. You, you know I've only been with one woman my whole life and she turned out to be a lesbian. So now I've got myself all psyched out, you know, and it's become, like this, this thing and I... Well, you just must think I'm weird.”


Conhecendo bem a história do casal, fica fácil deduzir que 'turned out' significa “algo surpreendente que foi descoberto”.


Screw up: Ainda na sequência de expressões utilizadas por Ross, temos 'screw up' no episódio The One With The Candy Hearts. Observe:

Ross: (percebendo a ausência de Kristin) How long has she been in the bathroom?

Carol: Uh, I don't think she's in the bathroom. Her coat is gone.

Ross: Well maybe it's cold in there. Or maybe I screwed up the first date I had in 9 years.”


Essa é fácil, não é? 'Screw up' significa “falhar em fazer algo”. Não é a toa que Ross repete essa expressão várias vezes.


Get along: no episódio The One With Two Parts, part 1, Rachel faz a seguinte pergunta a Phoebe para saber sobre a relação da amiga com a irmã gêmea:

Rachel: Um, Pheebs, so, you guys just don’t get along?”


Quando Rachel pergunta se Phoebe e a irmã 'get along', ela quer saber se as duas “se dão bem”, se elas “têm um bom relacionamento”.


Freak out: no episódio seguinte, The One With Two Parts, Part 2, Ross queria saber como estavam os nervos de seu pai quando descobriu que teria um filho:

Ross: Dad, before I was born, did you freak out at all?”


É isso mesmo, 'freak out' significa “entrar em pânico”, “surtar”!


Back up (someone or something): essa expressão é utilizada por Chandler no episódio The One With the Butt:

"Chandler: She's amazing! She makes the women that I dream about look like short, fat, bald men!

Monica: Well, go over to her! She's not with anyone.

Chandler: Oh yeah, and what would my opening line be? 'Excuse me. Blarrglarrghh.'

Rachel: Oh, c'mon. She's a person, you can do it!

Chandler: Oh please, could she be more out of my league? Ross, back me up here."


Chandler utiliza esse phrasal verb pois quer que Ross “o apoie em seu argumento ou ponto de vista”.



Esses são apenas alguns exemplos de phrasal verbs utilizados pelos personagens de Friends. Existem outras centenas de expressões como essas na língua inglesa! Se você quer aprender mais expressões e ampliar seu vocabulário, a EFI tem aulas recheadas de conteúdos como esse. Faça já seu teste de nivelamento e venha ser fluente com a gente!

Artigos Relacionados

Do seu jeito, em qualquer lugar!

O curso acompanha seu ritmo, tanto na sua vida, quanto no seu aprendizado. É você quem lidera sua forma de aprender.

A1, B2? Entenda seu nível de fluência!

Entenda em que nível de proficiência você se encontra. O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) é a nossa base.

AMEAI

Na AMEAI, você ouve, fala, lê, escreve, tem conhecimentos gramaticais, vê vídeos, acessa o vocabulário e curiosidades a respeito do idioma estudado.